Meus caros,
Dia 1 de Dezembro vamos ter em Elvas o Ballet Estatal da Opera de Bashkir, no coliseu JRA, apresentando a Bela Adormecida.
Deixo aqui uma breve história do que se trata este momento de arte.
A arte tradicionalmente revela um pouco do que se passa em determinado lugar, em dada época, os acontecimentos que estão marcando a sociedade e seus anseios, A Bela Adormecida não é exceção. No final do século XIX, a Rússia experimentava ser não apenas o maior país, em termos populacionais, da Europa, mas também o maior país no que se referia à dança, era o país da dança. Para marcar todo esse sucesso, o auge em que a Rússia se encontrava, era necessária a criação de um espetáculo nada menos que perfeito, que enchesse os olhos de qualquer um que o visse. Não apenas por suas proezas técnicas, mas por sua riqueza em todos os diversos aspectos, como figurinos, cenários, coreografias, músicas, etc. Era com esse intento que, então, surgia o ballet A Bela Adormecida, demonstrando toda a opulência da capital mundial da dança. Para tanto, foi necessário que houvesse uma perfeita integração entre todos os envolvidos na produção. Alexandrovich Vsevolojsky foi o responsável por essa coordenação, agiu juntamente com Tchaikovsky e Marius Petipa, trabalhando para a adaptação do tema e do libreto. Tchaikovsky vinha, dessa vez, com um desafio a ser vencido, depois de seu primeiro trabalho para um ballet – O Lago dos Cisnes – ter fracassado na primeira produção, era essencial que neste novo espetáculo não ocorressem falhas. Marius Petipa, com sua noção perfeita da seqüência de dança, detalhava o máximo possível seus pedidos à Tchaikovsky, especificando quantos pontos seriam trabalhados, quantos compassos eram necessários para cada cena, o estilo, o tempo, os instrumentos a serem utilizados, etc. Apesar de todas essas especificações feitas por Petipa, não havia uma “ditadura” quanto à isso, mas um trabalho feito constantemente em conjunto, adequando-se as duas partes. Daí tamanha perfeição da produção, que nos dias atuais é tão admirada, servindo como grande exemplo de organização e plena integração da equipe.
Os maiores responsáveis encontraram alí seu auge. Tchaikovsky encontrou estrondoso sucesso com sua música, apagando de vez o fracasso da primeira versão de O Lago dos Cisnes. Petipa não poderia ter criado coreografias mais brilhantes, as quais foram obtidas através da renúncia de parte da dramaticidade, dessa maneira surgem coreografias que falam por si só, como os pas de deux de Aurora e o Príncipe e o do Pássaro Azul. Além disso haviam as belíssimas variações, das fadas, a de safira, diamante, etc.
Especial beleza foi dada à Fada Lilás, não só por ser uma das personagens principais, mas impossível seria deixar de considerar o fato de que esta seria interpretada pela filha de Petipa, Marie Mariusovna Petipa, apresentando incrível riqueza técnica.
Além de toda a integração que deu vida próspera e bem sucedida à produção, as maiores estrelas da época interpretaram os principais papéis, o que seria uma maneira de marcar o ballet A Bela Adormecida para sempre, foi também uma honra para aqueles bailarinos que ali participaram.
A Bela Adormecida era tudo o que a sociedade da época esperava ter, um conto de fadas, com muita riqueza, longe das guerras, onde a magia transforma o mal no bem, onde o bem sempre vence, talvez não fosse apenas o que a sociedade daquela época quisesse e, não só por isso, ainda hoje é um dos ballets mais apreciados no mundo.
CURIOSIDADES
Foi o primeiro ballet composto por Tchaikovsky que fez sucesso
Foi o primeiro Ballet que o grande empresário Sergei Diaghilev assistiu
Rudolph Nureyev fez sua estréia no Ocidente dançando A Bela Adormecida
Lucia Chase, fundadora do American Ballet Theater, fez sua estréia profissional em A Bela Adormecida.
A apresentação de reabertura do Royal Opera House, Convent Garden em 1946, após o término da Segunda Guerra Mundial, não foi uma ópera, mas sim A Bela Adormecida.
Essa foi também a primeira vez que o Sadler’s Wells Ballet se apresentou como Royal Ballet
Foi o primeiro ballet dançado para lançar o Royal Ballet nos Estados Unidos
Foi o primeiro Ballet assistido por uma criança de 8 anos, chamada Anna Pavlova. Depois dessa apresentação ela decidiu que seria bailarina
A primeira vez que George Balanchine apareceu no palco foi como cupido, sentado em uma gaiola de ouro.
O primeiro ballet assistido por Galina Ulanova foi A Bela Adormecida
O grande mestre de ballet Enrico Cecchetti dançou como Carabosse, e foi o primeiro pássaro azul, na produção original do Teatro Maryinsky.
Carlota Brianza interpretou Carabosse em 1921, na produção de Diaghilev, sendo uma das poucas mulheres a desempenhar esse papel.
Apesar da produção do Ballets Russes de Diaghilev ter sido apresentada mais de cem vezes, foi considerada um desastre financeiro para a companhia, agravado pela perda dos preciosos cenários e figurinos de Léon Bakst, infiltrados de humidade no depósito. O fato tirou o ballet completo do repertório do Ballets Russes.
Ja agora, que assistir dia 1 deixe as suas fotos ou mais comentários.......sonsdepiano@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário